IPTU Teresina 2018

IPTU Teresina 2018 – A Prefeitura Municipal de Teresina é o órgão responsável pela arrecadação do IPTU. Esse tributo ocorre todos os anos e o proprietário de imóveis registrados na região tem que fazer o pagamento do mesmo, desde que não seja isento.

Os proprietários devem ficar atentos quanto ao prazo para pagamento do IPTU Teresina Prefeitura para evitar atrasos que podem acarretar a aplicação de juros e também na perda de descontos. O recomendável é efetuar o pagamento dentro do prazo e aproveitando as condições oferecidas pelo órgão.

O tributo municipal é cobrado para todos aqueles que possuem casas, apartamentos, terrenos ou qualquer outro tipo de imóvel registrado na cidade de Teresina.

Leia também:

IPTU Teresina 2018

IPTU Teresina 2018

O IPTU 2018 Teresina é um tributo municipal e anual. A competência para fazer a arrecadação e aplicação do mesmo é do município. O contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular ou possuidor de qualquer título.

Grande parte dos contribuintes fazem o pagamento anual desse tributo, mas não sabem qual é a finalidade do mesmo. É muito importante ter informações sobre esses detalhes para entender porque estamos sendo cobrados e qual será a destinação e aplicação do valor pago.

IPTU Teresina 2018

Se você também tem dúvidas sobre para que serve o IPTU 2018 Teresina, entenda que os valores arrecadados serão para custear despesas de administração e investimentos em obras e infraestrutura do próprio município. Portanto, ele acaba sendo indispensável para o desenvolvimento da estrutura da cidade.

Valor, Reajuste e Desconto

IPTU Teresina 2018

A boa notícia para os contribuintes da região é que a prefeitura disponibiliza acesso fácil e rápido aos detalhes do IPTU Teresina diretamente no site. Isso faz com que os proprietários de imóveis não tenham que se dirigir até aos atendimentos presenciais para obterem os dados que precisam.

→ Valor

Outra dúvida muito recorrente a respeito do valor do IPTU Teresina 2018. Mesmo porque ele passa por alterações todos os anos e por isso que os contribuintes devem se manter atualizados para saber quanto deverão pagar.

Os valores não são iguais e a base de cálculo utiliza o valor venal do imóvel, portanto, o valor a ser pago pode variar de proprietário para proprietário.

→ Desconto

Já faz anos que o tributo incide todos os anos e os proprietários devem ter atenção quanto aos prazos. A Prefeitura de Teresina costuma disponibilizar opções de pagamento com desconto para quem efetua a quitação dentro do prazo, o que acaba saindo mais vantajoso por que deixa o valor mais baixo.

→ Reajuste

Todos os anos, o preço do IPTU Teresina 2018 sofre um reajuste. Para que esse valor seja determinado utiliza-se a aplicação de uma alíquota em cima do valor venal do imóvel.

Em relação às opções de pagamento, o assunto é muito importante. As formas de pagamento IPTU Teresina são detalhes que fazem diferença no valor final que será pago pelo contribuinte.

Abaixo você pode conferir as informações sobre as últimas opções disponíveis para o último ano:

  • Pagamento em cota única: com desconto de 10%;
  • Pagamento parcelado: sem desconto, mas disponível em 3 prestações.

O contribuinte deve escolher aquela opção que melhor se encaixa em seu orçamento financeiro.

Caso não possa efetuar o pagamento em cota única que é considerado o mais recomendável, efetue pagamento parcelado que pode ser aceito em três vezes com valor igual para todas as prestações. Só evite fazer o pagamento atrasado para não ter mais pendências e incidência de juros.

2 Via

IPTU Teresina 2018

A emissão da segunda via IPTU Teresina 2018 é um recurso disponibilizado diretamente no site da Prefeitura e que permite facilidade para quem precisa obter esse documento para fazer a quitação do tributo obrigatório.

Não existe nenhum tipo de custo para que o documento possa ser impresso pela internet e nem pelos atendimentos presenciais. É recomendável que o proprietário procure os atendimentos somente quando não puder ou não conseguir fazer a emissão online, assim ele economiza tempo.

IPTU Teresina 2018

Abaixo estão as instruções sobre como obter o documento acessando o site da Prefeitura de Teresina:

  • Acesse o site através do endereço: www.iptu.teresina.pi.gov.br;
  • O primeiro passo é informar o número da inscrição do imóvel;
  • No segundo espaço você deverá informar os caracteres da imagem;
  • Por último, clique no botão “Consultar Dados” para que você possa obter um retorno do sistema.

A emissão do boleto IPTU Teresina 2 via poderá ocorrer em qualquer dia da semana e dentro de qualquer horário, o que permite que os contribuintes tenham uma maior facilidade para obter o documento, o que não se aplica quando se trata dos atendimentos presenciais que possuem horários específicos e funcionamento.

Caso não consiga emitir o documento pela internet, procure o atendimento presencial desse órgão e obtenha o mesmo. Para saber a data final para o pagamento do Imposto é necessário procurar essa informação no site da prefeitura, não se esqueça de ver aquela vigente para o ano em questão.

Abaixo deixamos o endereço da Prefeitura de Teresina para que você entre em contato quando não conseguir obter a segunda via do IPTU Teresina 2018 pela internet:

  • Endereço: R. Coelho Rodrigues, 860 – Centro (Sul), Teresina – PI;
  • Telefone: (86) 3215-7512.

Pelo atendimento telefônico também é possível tirar dúvidas a respeito desse tributo, não deixe de verificar qualquer pendência que você tenha relacionado a isso ou qualquer outro assunto que seja administrado por esse órgão.

Pagamento

IPTU Teresina 2018

Depois de fazer a emissão do IPTU 2018 Teresina, o próximo passo é saber como e onde pagar esse tributo. Esse passo acaba não tendo muito segredo, porque ele funciona semelhante a qualquer outra conta que deve ser paga.

Indicamos que o contribuinte analise o boleto e verifique as instruções sobre o pagamento. Mas de toda forma, o pagamento poderá ser realizado nas seguintes opções:

  • Casas lotéricas;
  • Rede bancária.

O pagamento do IPTU Teresina via internet é variado, alguns bancos possuem um sistema para essa finalidade e outras não. Isso porque não é todo tributo que pode ser pago pelo internet banking, então é importante verificar antes de fazer o procedimento.

Leia também:

Dois pontos são importantes, o primeiro é ter conhecimento de que você não precisa se locomover até o atendimento da prefeitura para obter o documento, pois o mesmo poderá ser emitido diretamente no site. O segundo é que os prazos para quitação do IPTU 2018 são fundamentais e eles interferem diretamente no valor final a ser pago.

Conclusão

IPTU Teresina 2018

A vantagem de utilizar os serviços online é essa, economizamos tempo pelo fato de que não precisamos nos locomover até o atendimento presencial do órgão público. Caso ainda tenha alguma dúvida relacionado ao IPTU Teresina 2018 basta deixar um comentário abaixo e responderemos em breve. Boa sorte!

IPTU Teresina 2018
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário

8 Comentários