IPTU RJ 2018

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, ou IPTU RJ 2018, é o imposto que serve para atender diversos investimentos da administração da prefeitura do Rio de Janeiro, além das despesas de administração e de obras e infraestrutura, servindo ainda para cobrir despesas com saúde, educação e segurança, entre outras.

Neste artigo iremos apresentar todas as informações sobre o IPTU Rio Janeiro, a partir do mesmo você irá ficar sabendo como emitir o valor do imposto, realizar consulta, fazer pagamento e até gerar a segunda via. Acompanhe!

Leia também:

IPTU RJ 2018

IPTU 2018 RJA cobrança do IPTU Rio de Janeiro 2018 é feita sobre toda e qualquer propriedade imóvel localizada no perímetro urbano, sendo de responsabilidade da prefeitura municipal do Rio.

A arrecadação do IPTU em cada ano vai para os cofres municipais, sendo acrescida ao conjunto dos recursos obtidos pela prefeitura, servindo para financiar suas ações junto ao município e para pagar os salários dos servidores públicos.

O valor do IPTU RJ, juntamente com outros impostos e repasses dos governos estaduais e federal, são aplicados nas melhorias de interesse da população, servindo para reforma de ruas, para despesas com placas de trânsito, para o saneamento básico, construção de escolas e hospitais, atividades culturais, creches, atendimento médico e outras atividades.

IPTU 2018 RJ

O IPTU Rio é uma das principais fontes de recursos, sendo sua arrecadação definida de acordo com as leis municipais, dentro do planejamento da prefeitura.

O contribuinte também é responsável pela fiscalização do destino dos recursos arrecadados pelo IPTU dentro do município do Rio de Janeiro, podendo verificar o Portal de Transparência da Prefeitura Municipal, acompanhando e participando, podendo questionar os vereadores ou criando campanhas para que os impostos sejam utilizados da melhor forma possível, beneficiando sua cidade.

Consulta

IPTU 2018 RJPara saber quanto o contribuinte deve pagar IPTU no Rio de Janeiro em 2018, é necessário consultar o portal da Prefeitura Municipal.

No município do Rio de Janeiro, a correção do IPTU é feita pelo índice de preços ao Consumidor Amplo Especial, o IPCA-E, divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O IPTU 2018 só estará disponível no portal da prefeitura do Rio de Janeiro no início do ano. Da mesma forma que nos anos anteriores, o contribuinte pode pagar o imposto à vista, com desconto de 7%, ou em 10 parcelas, a partir de fevereiro de 2017.

Para fazer a consulta IPTU Rio de Janeiro 2018 é só conferir o tutorial a seguir:

IPTU RJ 2018

  • Primeiramente acesse www.rj.gov.br;
  • Em seguida preencha com o número da inscrição imobiliária;
  • Selecione o ano de exercício;
  • Clique em “Consultar”.

No caso da prefeitura do Rio de Janeiro, é permitido escolher o débito automático em qualquer agência bancária.

Para quem deseja saber como a prefeitura realiza os cálculos do IPTU, está disponibilizada uma cartilha no endereço da Prefeitura Municipal, dividindo os imóveis nas categorias residencial, comercial e terrenos.

Isenção

No município do Rio de Janeiro, os imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico, seja da União, do Estado ou do Município, são isentos de IPTU.

O contribuinte que possuir um imóvel tombado ou preservado pelo Patrimônio deve entrar em contato com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, solicitando o Certificado de adequação de Imóvel no protocolo, localizado na sede da Prefeitura, à Rua Afonso Cavalcanti, 455.

Somente depois de conseguir a certificação é que o contribuinte poderá requerer a isenção do IPTU RJ, apresentando o processo em qualquer dos pontos de atendimento do IPTU, com o formulário devidamente preenchido e com os documentos requeridos.

Segunda via

A prefeitura do Rio de Janeiro começa a fazer a distribuição do carnê do IPTU 2018 na segunda semana do mês de janeiro. Se o contribuinte não receber o carnê até o final do mês, poderá solicitar a segunda via no site da prefeitura ou em um dos postos de atendimento do IPTU.

Para emitir a 2 via IPTU Rio de Janeiro siga os passos abaixo:

IPTU RJ 2018

  • Entre no site da prefeitura www.rio.rj.gov.br;
  • Digite o número da inscrição imobiliária;
  • Escolha o ano de exercício;
  • Selecione a opção de impressão das folhas;
  • Digite o código de segurança;
  • Clique em “Consultar”.

O vencimento da primeira cota ou da cota única do IPTU 2018 é definido de acordo com as inscrições fiscais, utilizando-se para isso o último algarismo do número de inscrição.

Juntamente com a cobrança do IPTU, a prefeitura do Rio de Janeiro também faz a cobrança da taxa de coleta domiciliar de lixo. Essa taxa se aplica apenas a construções e edificações, não sendo cobrada de terrenos.

O valor do IPTU é fixo, independente do valor do imóvel, variando de acordo com o bairro em que está situado o imóvel e de sua condição (residencial ou não residencial).

O contribuinte deve verificar se os dados cadastrais do seu imóvel estão corretos no carnê do IPTU, como área, idade de construção, posição, etc.). Caso haja algum dado incorreto, é necessário abrir um processo administrativo de revisão de dados cadastrais em um dos postos de atendimento do IPTU.

Pagamento

IPTU 2018 RJVocê pode pagar o IPTU do Rio de Janeiro em qualquer agência bancária, em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou através da internet. O proprietário do imóvel também pode optar pelo débito automático, cadastrando-se junto ao banco onde possua conta corrente.

O que acontece caso o IPTU não seja pago?

O IPTU é um imposto obrigatório para todas as pessoas que tenham alguma propriedade dentro do perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro.

O não pagamento IPTU RJ 2018 levará o proprietário à lista da dívida ativa do município e, no caso de inadimplência, o imóvel poderá ser leiloado para quitação do compromisso.

Leia também:

Mesmo sendo um imóvel residencial e único bem da família, a Prefeitura do Rio de Janeiro pode dispor do mesmo para quitar a dívida do proprietário, que terá até a data do leilão para fazer o pagamento.

→ Conclusão

Sem sombra de dúvidas o IPTU Rio de Janeiro 2018 é um dos impostos mais importantes cobrados durante o ano, por isso esperamos que você tenha entendido todos os fatores que envolve o mesmo. Porém, caso possua alguma dúvida, não tenha medo e deixe seu comentário no formulário logo a seguir. Boa sorte!

IPTU RJ 2018
Avalie este artigo!

7 pensamentos em “IPTU RJ 2018”

  1. Sou aposentada do INSS e meu IPTU este ano foi apa 650,00 reais, até ano passado o valor era de 100,00. Como vou comer, me vestir e me tratar pois tenho lúpus e sou deficiente visual e com tal sou paga pelo INSS. aposentada por doença. Me trato no Hospital Servidores do Estado Ou eu pago o IPTU ou vou morrer de fome frio e sem tratamento. Na presente data tenho 64 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *