IPTU Porto Alegre 2018

IPTU Porto Alegre 2018 – Todos os anos, os contribuintes com imóveis registrados na cidade de Porto Alegre têm que efetuar o pagamento do IPTU que é de suma importância para o desenvolvimento da cidade. A prefeitura local disponibiliza todas as informações para serem consultadas diretamente pela internet, o que facilita bastante o processo de pagamento.

Está cada vez maior a quantidade de serviços online que podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Esse órgão está sempre se preocupando em melhor atender o cidadão, para que ele não precise pegar filas extensas e atendimentos demorados.

Conhecer os serviços e saber como utilizar é um procedimento indispensável para quem deseja ganhar agilidade na rotina. Dificilmente um serviço público online terá custos, portanto, não precisa se preocupar com isso, principalmente se deseja consultar informações do IPTU Porto Alegre 2 via, além do boleto de pagamento para o IPTU de Porto Alegre.

Leia também:

IPTU Porto Alegre 2018

IPTU Porto Alegre 2018

O IPTU Porto Alegre nada mais é do que o Imposto Predial e Territorial Urbano. Sendo assim, ele será cobrado para todas as construções urbanas, tais como casas, apartamentos, cômodos comerciais e até mesmo terreno, entre outros tipos.

Quem tem algum imóvel registrado na cidade deve buscar informações sobre as datas para quitação do imposto e também quais são as opções para pagamento. Todos os anos, o IPTU Porto Alegre Prefeitura disponibiliza descontos para o pagamento em cota única e opções diferentes para parcelamento.

IPTU Porto Alegre 2018

A Prefeitura Municipal utiliza os valores arrecadados pelo imposto para aplicar na infraestrutura da cidade. Dessa forma, o IPTU serve para que o órgão possa colocar em prática os projetos, obras e demais planejamentos para a cidade.

A área da saúde e da educação também recebem porcentagens vindas do arrecadamento desse imposto.

Valor, Reajuste e Desconto

IPTU Porto Alegre 2018

O IPTU Prefeitura de Porto Alegre não é igual para todos os contribuintes, por isso que se faz necessário imprimir o boleto de pagamento para se ter conhecimento sobre o valor cobrado para o tipo de imóvel que você tem.

Valor

Outra sugestão para que você possa ter ideia do valor do IPTU Porto Alegre 2018 a ser pago é usando como referência aquele pago no ano anterior e tendo ciência de que um pequeno reajuste será aplicado. O reajuste é aplicado todos os anos e a própria prefeitura quem define essa alteração e ela fará a divulgação dos dados através do site.

Desconto

Os descontos do pagamento IPTU Porto Alegre são importantes porque a partir dessas opções é que o contribuinte escolhe qual delas é melhor para que ele possa fazer a quitação do pagamento. Abaixo descrevemos quais estarão disponíveis para o ano vigente:

  • Pagamento em cota única: Com desconto de 12%;
  • Pagamento parcelado: Disponível em até 10 vezes sem o desconto.

Essas opções estão disponíveis para que o contribuinte posso escolher aquela que melhor se enquadra no que ele precisa. O recolhimento inicia no primeiro semestre do ano e os envolvidos devem ter atenção quanto aos prazos que são importantíssimos.

Reajuste 

O reajuste do IPTU é feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC). No último ano, a prefeitura começou a recolher os valores no mês de janeiro e por isso que o cidadão deve ficar de olho nos prazos para não perder os mesmos.

Por isso fique sempre de olho no prazo de vencimento da cota única para que você não perca o desconto de 12% que está sendo disponibilizado nessa modalidade. Quem deixa para pagar após o vencimento, acaba não tendo acesso ao desconto.

2 Via

IPTU Porto Alegre 2018

O contribuinte que acessa o site da prefeitura para emitir 2 via IPTU Porto Alegre acaba optando por uma ferramenta mais rápida e ágil. Portanto, só indicamos o uso do atendimento presencial quando não for possível obter o documento pela internet.

Caso ainda não tenha efetuado a emissão pela internet ou esteja com alguma dúvida sobre o processo, leia as orientações a seguir e veja como funciona:

IPTU Porto Alegre 2018

  • Acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: www2.portoalegre.rs.gov.br;
  • Clique no botão “emitir guia”
  • Preencha as informações do número de inscrição do imobiliário e o código da imagem;
  • O sistema permite a emissão da guia de pagamento em cota única ou parcelado.

Sendo assim, o contribuinte quem vai escolher o tipo de documento que ele deseja emitir. O documento só será emitido se o usuário fizer o preenchimento correto dos dados pedidos.

O atendimento telefônico também pode ser um meio mais rápido para quem deseja tirar dúvidas e buscar informações sobre os serviços que são administrados por esse órgão.

Deixamos a seguir o telefone de contato e também o endereço da Prefeitura de Porto Alegre IPTU para que os interessados possam acessar sempre que for necessário:

  • Endereço da Prefeitura de Porto Alegre: Praça Montevideo, 10 – Centro, Porto Alegre – RS, 90010-170;
  • Telefone da Prefeitura de Porto Alegre: (51) 3289-3701.

Faça seu contato com esse órgão e não deixe de estar tirando as suas dúvidas, sejam elas relacionadas com o IPTU ou com qualquer outro serviço que é de responsabilidade da prefeitura.

O contato com a Prefeitura de Porto Alegre IPTU deve ser efetuado no período entre as: 08h30 -12h00 e das 13h30 às 18h00. Esse é o horário de funcionamento do órgão.

Pagamento

IPTU Porto Alegre 2018

Como se trata de um tributo municipal é normal que as pessoas tenham dúvidas a respeito de como e onde efetuar o pagamento do IPTU Porto Alegre 2018. Se isso também está acontecendo com você, confira a lista de bancos que estão autorizados a receber o pagamento:

  • Banrisul;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Citibank.

Procurando qualquer um desses bancos listados acima é possível pagar IPTU Porto Alegre.

Outra opção é efetuar nas casas lotéricas, mas é importante saber que o pagamento é recebido somente para aqueles que tenham o valor máximo de R$1 mil. Mas o limite é por documento e não por contribuinte.

Conclusão 

IPTU Porto Alegre 2018

A vantagem de utilizar os serviços online é que ganhamos mais agilidade para que possamos obter informações sobre tributos e outros serviços que são administrados pelas prefeituras municipais.

Leia também:

Quando se trata de IPTU Porto Alegre 2018 é importante ter conhecimento do prazo de pagamento e formas para quitação do débito, dessa forma você evita atrasos e evita perder algum desconto concedido pelo órgão.

IPTU Porto Alegre 2018
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário

7 Comentários