IPTU Natal 2018

IPTU Natal 2018 – Conheça os serviços informatizados da Prefeitura de Natal e saiba como usar a internet na hora de resolver as suas pendências do dia a dia. Quem está precisando emitir a guia de recolhimento do IPTU já pode encontrar esse serviço disponível no site do órgão e de forma totalmente gratuita.

Além dos serviços online serem gratuitos, o cidadão tem acesso a outra facilidade que diz respeito à liberdade de acesso, pois os serviços ficam disponíveis para serem utilizados em qualquer horário e também em qualquer dia da semana. A limitação presente no atendimento presencial não se aplica aos serviços que estão online.

No artigo a seguir você poderá esclarecer todas as suas dúvidas à respeito do IPTU Natal, portanto continue a leitura abaixo e não deixe nenhuma informação importante passar em branco.

Leia também:

IPTU Natal 2018

O IPTU 2018 Natal é um tributo municipal obrigatório, todo ano ele é cobrado e a Prefeitura quem faz o recolhimento, bem como a determinação das alíquotas e prazos para pagamento. Quem tem um imóvel registrado na região de Natal tem que ficar por dentro das informações que serão disponibilizadas por esse órgão.

A Prefeitura de Natal disponibiliza serviços referentes a nota natalense, taxa de lixo, emissão de DAM, certidões, declarações e muitos outros que podem ser acessados a qualquer momento. Para todo e qualquer serviço que for ser consultado no site será necessário fazer o preenchimento correto dos dados pedidos.

IPTU Natal 2018

O tributo vai incidir sobre casas, apartamentos, terrenos, entre outros tipos de móveis. O valor que será pago é utilizado para melhorar a infraestrutura da cidade de Natal, além disso, o IPTU também serve para ser aplicado na área da Educação e da Saúde.

Devido à sua importância, a prefeitura busca incentivar os contribuintes a fazer o pagamento do IPTU Natal 2018 dentro dos prazos estabelecidos para que o órgão possa se organizar e começar os projetos que dependem dos valores arrecadados.

Sempre que surgir dúvidas sobre o tributo, elas poderão ser esclarecidas pela internet, através do site da prefeitura, ou pelo atendimento presencial e telefônico. Nesses últimos dois, é necessário ter atenção quanto ao horário de funcionamento para não ir ou ligar depois que o expediente já tenha sido encerrado.

Valor, Reajuste e Desconto

Consulte a guia de recolhimento para ter acesso ao valor do IPTU Natal 2018 referente ao tipo de imóvel que você tem. Não temos um valor único para que todos possam pagar, ele será calculado sobre uma alíquota que vai incidir em cima do valor venal do imóvel.

Valor

Utilize como base o último valor pago, pois o valor do imposto para o ano de 2018 sofrerá apenas uma pequena mudança. Quanto às formas de pagamento é necessário escolher entre a cota única ou parcelamento, essas são as duas formas disponibilizadas pela prefeitura, veja qual é a mais vantajosa para o seu financeiro.

Descontos

Abaixo descrevemos os IPTU Natal descontos que estarão disponíveis para o exercício financeiro e você deve analisar qual opção melhor para fazer a quitação de tributos:

  • Pagamento em Cota única: nessa opção de pagamento o contribuinte efetua a quitação do valor total com desconto de até 22%, disponível para quem estiver em dia com os tributos municipais;
  • Pagamento parcelado: nessa opção de pagamento a prefeitura também disponibiliza descontos, mas o percentual vai variar de acordo com a quantidade de parcelas que o contribuinte escolher.

Outro benefício é aplicado a quitação de débitos anteriores que ainda se encontram pendentes, para esses casos a prefeitura também trabalha com opções de parcelamento e descontos que podem amortizar grande parte dos juros aplicados devido ao atraso.

Reajuste

É muito importante está verificando se existe alguma pendência a ser paga no site da prefeitura. E com relação ao reajuste do valor do IPTU Natal 2018 o contribuinte pode ficar tranquilo, pois a expectativa é que o custo do tributo seja basicamente o mesmo do cobrado no ano anterior

Aproveite o máximo os descontos concedidos e efetue o pagamento do tributo, ele já começa a ser recebido no primeiro semestre do ano, sendo assim, é necessário se organizar com antecedência.

2 Via

IPTU Natal 2018

Emita a segunda via IPTU Natal 2018 diretamente no site da Prefeitura e ganhe agilidade para obter este documento de pagamento. Muitos contribuintes ainda procuram o atendimento deste órgão para poderem ter acesso ao boleto, mas essa locomoção não é mais necessária uma vez que o serviço já consta informatizado.

Em caso de dúvidas sobre como funciona a emissão do IPTU Natal 2 via, confira as informações que disponibilizamos a seguir que mostram como fazer passo a passo:

IPTU Natal 2018

  • Primeiramente acesse o site directa.natal.rn.gov.br;
  • Depois preencha os campos com os dados solicitados (Sequencial e CPF/CNPJ ou o número de inscrição imobiliária);
  • Por fim clique em “Consultar”.

Ao ter acesso a um computador com internet ou dispositivo móvel será possível realizar o procedimento que foi descrito acima. Em todo o caso, se não for possível emitir pela internet será necessário procurar a prefeitura, abaixo deixamos o endereço e telefone para maiores informações:

  • Endereço: R. Ulisses Caldas, 81 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-090;
  • Telefone: (84) 3232-8984.

O contato via telefone pode ser utilizado para dúvidas rápidas que o contribuinte tem sobre o IPTU Natal 2018 ou qualquer outro assunto que é administrado por esse órgão público municipal. O funcionamento desse órgão começa às 08h e termina às 18h, de segunda a sexta com exceção dos feriados.

Para que o procedimento de emissão da segunda via do IPTU 2018 possa ocorrer pela internet é indispensável o preenchimento correto de todas as informações pedidas, mesmo porque é uma questão de segurança.

Pagamento

IPTU Natal 2018

Após emitir o carnê de pagamento IPTU Natal 2018, o contribuinte pode efetuar o pagamento e quitação nas casas lotéricas e também nos bancos. Atenção nos prazos para pagamento, tanto da parcela única, como também do parcelamento. As instruções sobre onde pagar também vão constar no próprio boleto.

O recolhimento desse tributo é importante para o desenvolvimento da cidade e por isso que os proprietários de imóveis não podem esquecer de pagar. O imposto poderá ser quitado em toda rede bancária de natal e mais informações podem ser consultadas diretamente com a secretaria ou centrais do cidadão disponíveis na região.

Leia também:

A Prefeitura de Natal dessa cidade sempre oferece ótimas oportunidades para que o cidadão possa efetuar o pagamento do IPTU com mais desconto, o que compromete menos o orçamento de cada um. Se organize e pague o seu em dia, isso evita pendências e outros problemas para o imóvel.

Conclusão

IPTU Natal 2018

Utilizar os serviços do site da prefeitura através da internet é muito mais prático e traz maiores facilidades para que o cidadão possa estar consultando informações a respeito do IPTU Natal 2018. Ficou alguma dúvida a respeito do assunto? Deixe o seu comentário logo abaixo que responderemos em breve.

IPTU Natal 2018
2.7 (53.33%) 3 votes

Deixe um Comentário

7 Comentários