IPTU DF 2018

IPTU DF 2018 – Procure efetuar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano em dia para que você possa aproveitar os descontos concedidos pela prefeitura e não tenha que pagar juros pelo atraso. Todos os anos a prefeitura se organiza com antecedência para poder fazer o recolhimento de imposto.

O recolhimento inicia no primeiro semestre do ano e o contribuinte deve ter atenção aos prazos para evitar atrasos no pagamento e demais problemas decorrentes dessa ação.

As informações sobre o imposto poderão ser consultadas pela internet, facilitando assim a vida de todos os envolvidos. Veja em nosso artigo mais informações sobre o IPTU Distrito Federal abaixo!

Leia também:

IPTU DF 2018

IPTU DF 2018

O Imposto Predial e Territorial Urbana é obrigatório (IPTU). Quem faz o recolhimento e define a alíquota para cálculo do mesmo é a Prefeitura Municipal. A incidência é anual e no primeiro semestre do ano o recolhimento tem início e os prazos são estabelecidos para quem deseja pagar à vista e também parcelado.

IPTU DF 2018

O carnê de pagamento IPTU DF 2018 será enviado para o endereço do contribuinte, mas ele também pode estar emitindo uma segunda via pela internet e de forma gratuita, caso não receba o documento impresso. É interessante conhecer as ferramentas e entender como usar a internet para resolver pendências.

Valor, Reajuste e Desconto

IPTU DF 2018

O valor que é arrecadado pelo IPTU Distrito Federal serve para que a prefeitura possa melhorar a infraestrutura da cidade através da aplicação de projetos e obras. Também temos melhoria na parte da educação e da saúde que irá receber uma porcentagem do imposto recolhido.

Valor

O valor do IPTU DF segue o mesmo sistema de cálculo para as demais regiões do país, a alíquota definida pelo governo será aplicada em cima do valor venal do imóvel para calcular quanto contribuinte irá pagar. Os imóveis envolvem qualquer construção urbana, seja ela casa, apartamento, terreno e entre outros.

Descontos

Todos os anos temos alterações nos descontos IPTU Distrito Federal e aquele contribuinte que tem um imóvel nesta região tem que ficar por dentro dessas informações para que ele possa saber qual é a melhor opção na hora de fazer o pagamento do imposto.

Abaixo deixamos disponíveis os descontos aplicados para cota única e também como está funcionando o pagamento parcelado, veja quais estão válidos para esse ano:

  • Pagamento em cota única: desconto de 5%, desde que o documento seja pago dentro do prazo de validade;
  • Pagamento parcelado: não ocorre incidência de desconto, mas é possível parcelar em até seis parcelas.

Essas estão sendo as opções que o governo de Brasília está disponibilizando para que o contribuinte possa fazer o pagamento do seu IPTU. A escolha deve recair naquela que melhor se encaixa no orçamento de cada um.

Reajuste

No último ano o reajuste IPTU Distrito Federal 2018 foi de 7,3 9% e o contribuinte tem que ficar por dentro dessas informações para que ele saiba do aumento aplicado no respectivo ano. Os valores são reajustados de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Quando ocorre o vencimento do boleto e o pagamento não é feito, o contribuinte acaba pagando juros pelo atraso. O mesmo se aplica quando se trata de pendências de exercícios anteriores e que ainda não foram regularizados. Para todos os casos em atraso, a prefeitura disponibiliza opções de pagamento com desconto para que o juro possa ser diminuído.

2 Via

IPTU DF 2018

O processo de emissão 2 via IPTU DF feito online ocorre em qualquer dia da semana e em qualquer horário. O contribuinte tem mais liberdade na hora de acessar esse documento, o que não ocorre quando se trata da emissão que ocorre nos atendimentos presenciais.

O passo a passo sobre como obter esse documento pela internet está descrito abaixo e seguindo ele será possível entender melhor como funciona para que você possa obter a segunda via IPTU DF de uma forma mais rápida:

IPTU DF 2018

  • Acesse o site: www.fazenda.df.gov.br;
  • Clique em “IPTU/TLP”;
  • Informe o numero da inscrição imobiliária do seu imóvel;
  • Clique em “Pesquisar”.

Se os dados preenchidos estiverem corretos, o sistema permitirá a emissão do documento para cota única ou pagamento parcelado.

A Secretaria de Estado de Fazenda é o órgão responsável por disponibilizar a impressão do documento de IPTU DF 2018. Outras dúvidas e informações relacionadas ao imposto também poderão ser consultadas diretamente nesse site. Uma sugestão é que o contribuinte analise o calendário IPTU porque ele é importante para definir as datas de vencimento.

Pagamento

IPTU DF 2018

O pagamento IPTU Distrito Federal poderá ocorrer em toda a rede bancária, casas lotéricas, internet banking e também através de débito em conta. O contribuinte tem várias opções na hora de fazer o pagamento desse imposto e precisa escolher qual é a melhor alternativa.

Evite ficar na dívida ativa por conta de atrasos relacionados ao pagamento de impostos, seja do IPTU ou de qualquer outra modalidade. Hoje temos a internet que nos ajuda a buscar informações sobre prazos de pagamento e isso faz toda a diferença quando precisamos nos manter bem informados.

O governo sempre divulga as informações do IPTU DF para serem consultados pela internet e precisamos dar preferência para esses atendimentos que são mais rápidos. Quando não for possível resolver alguma pendência online é necessário se direcionar até o atendimento da prefeitura para sanar as dúvidas.

Como se trata de Brasília, é através da Secretaria da Fazenda que o contribuinte encontra as informações e instruções que precisa saber. Abaixo estão os dados de contato e endereço com esse órgão:

  • Endereço: SBN Qd. 02 Bl. A Ed. Vale do Rio Doce 13º andar – CEP 70.040-909;
  • Telefone: 0800 644 0156.

Faça seu contato e tire suas dúvidas sobre o IPTU DF Prefeitura ou qualquer outro serviço que é administrado por esse órgão. Faz toda diferença quando damos preferência para atendimentos mais rápidos que no caso é o atendimento virtual, mas pode ser que uma outra pendência não possa ser resolvida por intermédio deles e quando isso acontecer é necessário ir até o atendimento físico.

Leia também:

Conclusão

IPTU DF 2018

Após ler nosso artigo a seguir falando sobre o IPTU DF 2018 esperamos que tenhamos sanados suas dúvidas sobre valor, descontos, pagamento do imposto, não esqueça de deixar um comentário a seguir que iremos te responder com toda prioridade. Boa sorte!

IPTU DF 2018
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário

8 Comentários