IPTU 2018 — O que é, Valor, 2 Via, Pagamento → GUIA COMPLETO

Todos os cidadãos brasileiros que possuem qualquer tipo de imóvel em território nacional precisam pagar alguns impostos estabelecidos pelo Governo Federal e um dos mais importantes e conhecidos entre eles é o IPTU 2018.

Ele foi criado com o objetivo principal de arrecadar renda para o Governo e tanto pessoas físicas como jurídicas devem fazer o pagamento anual do imposto, a não ser que se enquadre nos padrões definidos para ter acesso à isenção.

Se você ainda não tem conhecimento sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, saiba que o artigo a seguir poderá ser de grande ajuda. Continue acompanhando atentamente as informações passadas a abaixo e esclareça todas as suas dúvidas. Vamos lá!

O que é o IPTU?

O IPTU é a sigla dada para Imposto Predial e Territorial Urbano, que como já diz o nome, é cobrado para todos os cidadãos que possuem um imóvel, seja casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade localizada em uma região considerada urbanizada.

IPTU 2018

Assim como para arrecadação de recursos para o Governo, o IPTU foi criado também como uma forma de controlar os preços das propriedades existentes em cada estado, deste modo o crescimento das metrópoles podem ser monitorados.

Mas se a propriedade não possui nenhum tipo de construção predial, então os proprietário deverão fazer o pagamento, apenas do Imposto Territorial Urbano. E os cidadãos que não residem na área urbanizada também devem pagar impostos, é o caso do Imposto Territorial Rural, mais conhecido pela sigla ITR.

O que é uma região urbana?

Uma dúvida que alguns cidadãos que pretendem pagar o IPTU tem é sobre do que se trata uma região urbanizada. Para uma região ser considerada urbana é necessário que nela possua:

  • Abastecimento de água;
  • Rede de iluminação pública;
  • Sistema de esgotos sanitário;
  • Posto de saúde e Escola primária à uma distância máxima de 3 km;
  • Calçamento com canalização de água da chuva.

Como emitir a 2 via IPTU 2018?

IPTU 2018Como já vimos, o Imposto Predial e Territorial Urbano é obrigatório e deve ser pago por todos os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Mas ainda existem dúvidas a respeito de como emitir 2 via do IPTU 2018, o que é muito simples.

A internet veio para facilitar cada vez mais a vida das pessoas, e não seria diferente quando relacionado ao pagamento do IPTU. Todo o processo é bastante rápido e fácil e pode ser feito através da internet, basta que você busque no Google “2 via IPTU + nome da cidade’ e clicar na tecla enter.

Após os resultados carregarem, basta clicar no link que seja o do site oficial da Secretaria de Fazenda do seu estado. Lá você preencherá os campos em branco com os dados solicitados e finalizará todo o procedimento sem maiores problemas.

Para ser mais direto, fizemos um guia para cada cidade. Confira:

Quem é isento ao IPTU?

Existem situações em que alguns cidadãos estão isentos ao pagamento do IPTU, porém este benefício vai depender do valor venal estabelecido pelo Governo de cada município. Por exemplo: na cidade de Salvador estão isentos ao pagamento do IPTU os contribuintes que possuem imóvel com valor venal até R$ 93.540,96.

Como efetuar o Pagamento?

IPTU 2018Pagar os impostos estabelecidos pelo Governo é o dever de todos os cidadãos que prezam pelo seu nome. Afinal, não será nada confortável estar com o nome sujo no SPC, Serasa ou SCPC.

Realizar o pagamento do IPTU do seu imóvel é muito simples, no início do ano cada contribuinte irá receber um carnê para pagamento mensal, mas caso queira receber desconto sobre o valor total, basta realizar o pagamento em cota única.

Para pagar o IPTU 2018, você tem as seguintes opções:

  • Casas lotéricas;
  • Terminais bancários;
  • Internet Banking.

O que acontece se não pagar o IPTU?

IPTU 2018Se você possui uma propriedade localizada em uma região urbanizada, deverá pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano, caso contrário, estará sujeito à algumas consequências jurídicas.

O contribuinte que não fizer o pagamento do IPTU 2018 recebe uma aplicação de débitos no valor total da dívida. E em casos mais graves o seu imóvel poderá ser confiscado pelo Governo e será devolvido apenas após o pagamento da multa.

Em situações envolvendo pessoas jurídicas, a empresa não poderá participar de licitações públicas. Portanto, é essencial estar em dia com os seus deveres e obrigações como cidadão.


Depois de ter acompanhado essas importantes informações a respeito do Imposto Predial e Territorial Urbano, esperamos que todas as suas dúvidas foram esclarecidas. E se por acaso você possuir algum tipo de dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo que responderemos em breve.

E não deixe de estar compartilhando este artigo com um amigo ou familiar, pois eles poderão ter a mesma dúvida que você. Obrigado!

IPTU 2018 — O que é, Valor, 2 Via, Pagamento → GUIA COMPLETO
1 (20%) 5 votes

Deixe um Comentário